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  • Jefferson Shiun Flausino

Dicas para fortalecer seu sistema nervoso

Você já parou para pensar sobre o que fazer para otimizar o seu sistema nervoso? É muito simples fazer isso, apenas adequando alguns bons hábitos em seu cotidiano.

Neste texto compartilho alguns hábitos e estratégias que vão fortalecer seu sistema nervoso e mantê-lo saudável por muito mais tempo.


Fortaleça seu sistema nervoso fazendo yoga

Primeiro, vamos entender o que o sistema nervoso faz?


Ele regula todas as funções do corpo humano, gerenciando seu bom desempenho e harmonia do funcionamento orgânico. Também assimila os estímulos sensoriais que captamos pelos sentidos naturais. E através dos neurônios, transmitem impulsos elétricos que carregam todas as informações de comando para o corpo realizar suas funções normalmente.


1. Hábitos alimentares que favorecem a otimização do seu sistema nervoso:

É do conhecimento de todos que a alimentação influencia diretamente a nossa saúde. Quando você tem uma dieta adequada e equilibrada à sua realidade biológica, é relativamente fácil fortalecer seu sistema nervoso em harmonia com o resto do seu organismo. Mas se a sua dieta for deficiente, recomendo você observar as dicas de consumo dos seguintes alimentos:


Ácidos graxos essenciais

Os ácidos graxos essenciais são necessários para o funcionamento normal do corpo. No entanto, como nosso corpo não pode sintetizá-los, devem ser obtidos através da alimentação.


Os alimentos que nos dão mais ácidos graxos são:

· Abacate;

· Amêndoas;

· Azeite de oliva;

· Brócolis;

· Couve de Bruxelas;

· Linhaça;

. Cálcio


Além de fortalecer o seu sistema nervoso, fortalece os ossos prevenindo a osteoporose. Também é útil para controlar a pressão arterial, regular a síndrome pré-menstrual e desempenha um papel importante na menopausa.

Pode ser encontrado em alimentos como:

· Chocolate amargo;

· Laticínios;

· Vegetais (espinafre, alface, acelga);

· Amêndoas;

· Grão de bico;

· Ovos;

· Azeitonas;


Vitaminas do complexo B

São vitaminas hidrossolúveis essenciais para o desenvolvimento do corpo. Contribuem para o metabolismo dos alimentos, o que é extremamente importante para manter seu sistema nervoso saudável.

Entre os alimentos estão:

· Levedura;

· Salsa;

· Nozes;

· Legumes (cogumelos, cenoura, alface, espinafre);

· Cereais e pseudocereais (aveia, farelo de trigo, grãos de soja);

· Queijos;

· Gema de ovo;


2. Evite hábitos nocivos

Todos nós sabemos que o consumo de substâncias tóxicas, tais como álcool e tabaco, é altamente prejudicial à saúde, assim como drogas de qualquer natureza. Estes hábitos favorecem o desenvolvimento de doenças, tais como:

· Diabetes do tipo 2;

· Hipertensão arterial;

· Doenças pulmonares crônicas (enfisema pulmonar, câncer);

· Doenças vasculares cerebrais;


Ao evitar o consumo destes componentes nocivos, você contribui diretamente para fortalecer seu sistema nervoso. Além disso, ao fumar e consumir álcool, seu cérebro entra em contato com produtos químicos que afetam sua saúde de maneira significativa, mudando negativamente o funcionamento do corpo, acelerando o processo de doenças e morte.


3. Pratique atividade física regularmente

É crucial e indispensável fortalecer o seu sistema nervoso com a prática regular de exercícios físicos. Com isso, dentre muitas vantagens e benefícios, você pode liberar o estresse que afeta sua saúde mental, evitando uma série de doenças.


Uma das indicações de atividades mais adequadas, segundo a ciência, é o Yoga. Pois ele é uma prática integrativa – que exercita corpo, mente e emoções. O mais importante, certamente, é praticar alguma atividade física com regularidade. Encontrar uma prática que lhe dê prazer de fazer. É aconselhável que pratique, pelo menos, 30 minutos de atividade física, três vezes por semana. O ideal seria praticar todo dia. A ciência já comprovou que uma das coisas mais importantes para manter o sistema nervoso saudável é a prática regular de exercícios corporais. Então, vamos lá! Mexa-se criatura!


4. Infusões (os famosos chazinhos)

Todos sabemos que a cafeína, presente no cafezinho e chá preto de muitos de nós é um forte estimulante, um energizador poderoso. O problema é que o seu consumo a longo prazo traz consequências diretas e nocivas sobre o nosso sistema nervoso. Há outras maneiras de começar o dia com energia sem a necessidade do consumo de cafeína. Não é necessário cortar totalmente a cafeína, apenas diminua a ingestão. Recomenda-se, portanto, trocar esta bebida por um bom suco verde. Dessa maneira você obtém considerável energia e bastante nutrientes, naturalmente. Outra maneira de incrementar o seu sistema nervoso é através das infusões de:

· Camomila;

· Alecrim;

· Eucalipto;

· Gengibre;

· Limão;

· Valeriana;

· Chá verde;


5. Curta o dia! Tome bastante luz solar

Embora a exposição excessiva ao sol seja altamente prejudicial para a saúde da sua pele, em pequenas doses a luz solar ajuda a melhorar o funcionamento do nosso organismo. Entre os efeitos mais importantes da luz solar sobre a saúde estão:

· Impede o câncer de mama;

· Desinfeta e cura feridas;

· Ajuda a combater doenças de pele como a psoríase e a acne;

· Reduz o colesterol através de sua conversão em hormônios esteroides;

· Melhora a oxigenação do sangue;

· Otimiza o funcionamento do sistema imunológico;

· Promove o crescimento infantil;

· Melhora a saúde dos neurônios;


6. Faça atividades culturais

A música não só afeta positivamente o seu humor, mas também pode melhorar e fortalecer o seu sistema nervoso. Isso acontece porque os neurônios são forçados a exercitar e trabalhar diferentes áreas do cérebro. O mesmo ocorre com:

· A leitura;

· O desenho;

· O artesanato;

· O xadrez;

· Sudokus;


Escolha o que você gosta e coloque em prática pelo menos alguns minutos por dia.


7. Faça meditação regularmente

A meditação é um santo remédio para o sistema nervoso. Há vários estudos científicos comprovando os efeitos da meditação na prevenção de doenças neurológicas e, até mesmo, na cura de algumas patologias. Mas para ela funcionar é necessário praticar com regularidade. Encare a prática da meditação como tomar banho. Todos tomamos banho regularmente para manter o corpo limpo e livre de doenças. Assim também é a meditação; um processo continuo de higienização mental. Meditando, mantemos nossa mente livre de “ervas daninhas”.


Observe com atenção o seu sistema nervoso

Manter o seu sistema nervoso saudável depende, basicamente, de hábitos simples. Com essas dicas você pode fazer isso sem grandes preocupações. Lembre-se de que ao manter uma rotina saudável você contribui não só para otimizar o desempenho do seu sistema nervoso, mas também pode prevenir uma série de doenças.


Escola Dharma - Yoga, Budo e Bem Estar


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Fontes:

Sites: melhor com saúde; saúde abril; alimentos saudáveis net.

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